O Guia de Ações tem como objetivo exibir e comparar o desempenho semanal, mensal e anual das carteiras da Sala de Ações, bem como os setores presentes no IBRX 100. As carteiras apresentadas são: Alavancagem, Análise Técnica, Dividendos, Fundamentalista e Risco/Retorno.


Carteiras

- A carteira de "Alavancagem" utiliza como princípio o P/VPA (Preço / Valor Patrimonial da Ação) das ações. Tem como meta selecionar empresas que possuam uma boa relação com esse indicador, pois são companhias que estão subvalorizadas e possuem um alto potencial de crescimento.

- A carteira "Técnica" utiliza a análise gráfica, procurando e identificando ações com bons indicadores gráficos, análise do comportamento dos preços e volume de negócios (força compradora x força vendedora), além de identificar possíveis tendências, analisando o movimento do mercado para uma melhor tomada de decisão.

- A carteira de "Dividendos" agrega ações com um bom desempenho na bolsa e que possuem uma boa distribuição de dividendos, sendo uma carteira atrativa para indivíduos que procurem investir a médio e longo prazo. Em linhas gerais, dividendos são a parcela do lucro distribuído aos acionistas por determinada companhia.

- A carteira "Fundamentalista" é a carteira base da Sala de Ações (SA TOP 2 e SA TOP 5), sendo essa a carteira base para análise do desempenho do projeto. Abrange um grupo empresas sólidas, que possuem bons indicadores e perspectiva de crescimento no longo prazo, minimizando assim os possíveis riscos em um mercado de alta volatilidade.

- A carteira "Risco/Retorno" expõe uma relação de equilíbrio entre esses dois conceitos. Por meio desse entendimento, é feita uma ponderação e análises específicas, para escolher ativos que tenham uma boa relação risco x retorno, de forma a minimizar o risco e maximizar o retorno.

- IBrX - Índice Brasil (ou IBX, sigla mais comumente usada) ou IBrX100 é um dos índices da Bolsa de Valores de São Paulo que avalia o retorno de uma carteira teoricamente composta pelas cem ações mais negociadas na BMF&BOVESPA. Estas ações são selecionadas em função do número de negócios e do volume financeiro.


Setores

- O setor "Consumo" é um índice setorial tem por objetivo oferecer uma visão segmentada do mercado acionário, medindo o comportamento das ações das empresas representativas dos setores de consumo cíclico e não-cíclico.

- O setor "Básico" é um índice que tem por objetivo oferecer uma visão segmentada do mercado acionário, medindo o comportamento das ações das empresas representativas do setor de Materiais Básicos.

- O índice setorial "Energia" tem por objetivo oferecer uma visão segmentada do mercado acionário, medindo o comportamento das ações das empresas representativas do setor de utilidade pública (energia elétrica, água e saneamento e gás).

- "Transporte/Telecomunicações" também são índices setoriais combinados em um, que mede o desempenho das ações do setor de telecomunicações.

- "Imobiliário" é um índice setorial que mede o comportamento das ações das empresas representativas dos setores da atividade imobiliária compreendidos por construção civil, intermediação imobiliária e exploração de imóveis.





Italo Rodrigo


1 comments:

  1. Parabéns, o novo layout do blog do sala de ações se encontra muito atrativo e mais simples de compreensão. Show de bola

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário.